sábado, 7 de janeiro de 2017

Caixa Matemática


                             
   
           MATEMÁTICA

O lúdico é válido para uma boa aprendizagem da Matemática; os jogos contribuem para um trabalho de formação e atitudes, como enfrentar desafios, buscar soluções, desenvolver críticas, criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não for satisfatório.Desde muito cedo, o jogo é de fundamental importância na vida da criança, pois, quando brinca, a criança explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, construindo, desse modo, a compreensão da realidade na qual está inserida. O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades.

O uso de brincadeiras e jogos nas aulas de matemática além de propor autonomia aos discentes, também favorece um clima de raciocínio mais lógico e real no processo de vida cotidiana desta criança ou adolescente. Para Lara (2003, p.21) “[...] as atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio, levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com seu cotidiano”. A interatividade proporcionada por essa técnica faz com que os alunos obtenham um controle motor, cognitivo e operacional devido a sua gama de atividades, como afirma Smole (2007, p. 12) “[...] acreditamos que, na discussão com seus pares, o aluno pode desenvolver seu potencial de participação, cooperação, respeito mútuo e crítica”. Sendo assim, além de desenvolver qualidades comportamentais, faz com que haja uma disciplina motora e no seu desenvolvimento mental, pois o aluno assimila seu desenvolvimento através das ações sejam elas físicas ou mentais, construindo assim esquemas ou conhecimento que são caracterizados em: conhecimento físico, conhecimento lógico matemático e o conhecimento social. Cada conhecimento é construído a partir de ações, como apalpar, pegar, quebrar, dobrar, deixar cair, apertar, esticar, sacudir, entre outros são tipos de dissociar os objetos, a criança constrói os esquemas interagindo com o meio, o mesmo acontece no conhecimento lógico matemático

Com a inovação  as aulas começaram a ficar mais prazerosa atraindo os alunos para a sala de aula com intuito de aprender e de ter participação ativa nesse desenvolvimento constante dos recursos que passaram a ser utilizados no ambiente educacional. Para os alunos, aula boa é aquela que consegue prender a atenção deles de forma que o tempo passe sem que eles percebam e proporcione aprendizagem interativa e dinâmica.

Muitos recursos e metodologias estão sendo desenvolvidos para mudar esse quadro e transmitir os ensinamentos da Matemática de forma prazerosa e capaz de apresentar resultados significativos no que diz respeito ao desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem e à satisfação pessoal, em querer aprender de forma interessante e eficaz. Portanto, o ensino da Matemática deverá ser atrativo aos olhos dos alunos e a utilização do lúdico é uma forma de incentivar o gosto pela matemática, que muitas vezes é preconceituosamente encarada como um assunto extremamente complicado e ao alcance de poucos. É por isso que a introdução do lúdico no ensino é uma ótima forma de desmistificar crenças a respeito da Matemática, e mostrar que através de uma abordagem diferente todos podem compreender os conceitos que estão por traz de tudo que nos cerca, e que são muito importantes para o seu cotidiano.
                                 
  PLANO DE AULA 

Sistema de numeração decimal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em princípios teórico-metodológicos da Educação Matemática

TEMA
à Atividade para pensar as unidades Numeração Decimal (SND).

PÚBLICO-ALVO
à Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO DA AULA
à Quarenta minutos

MATERIAL BÁSICO (fornecido pelo professor)
à Palito de picolé e dado.
JUSTIFICATIVAS
àO professor em sala de aula deve buscar formas mais atrativa de desenvolver o aprendizado e o gosto da criança pela matemática pois a ele cabe o papel de mediador buscando despertar a curiosidade e o gosto pela disciplina de matemática.
Na resolução de problema, onde a criança tem o objeto concreto e podendo manipular torna o aprendizado mais lucrativo e prazeroso.
OBJETIVOS
à  O objetivo desta aula é ajudar o aluno a compreender:
ü  A sequência numérica.
ü  Identificar unidade, dezena e centenas.
ü  Reconhecer os números em sua ordem.
ü  Valorizar todos os sistemas de numeração.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ü  Motivação: jogo do amarradinho (aprender brincando)
ü  Atividades propostas.
ü  Resolução de problemas.
ü  Reflexões.

METODOLOGIA E RECURSOS
ü  Aula pratica, utilizando palitos de picolé e dado.
ü  Atividade a ser desenvolvida em grupo.
Atividade
ü  Dividir os alunos em grupos
ü  Distribuir os palitos e os dados para cada grupo.
ü  Explicar o que é centena dezenas e unidades.
ü  Questionamentos:
1)  Um século tem 100 anos, uma década 10 anos, uma pessoa que tem 80 anos, precisa viver quantas décadas mais para ter um século de vida?

Finalização/Reflexão
ü  Levar ao grupo a importância de trabalhar em equipe.
ü  Facilitar a memorização das unidades, dezenas e centenas de forma interessante e divertida.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS






GIOVANNI, José Ruy Jr. A conquista da matemática: Alfabetização mate6mática, 2ºano. Ensino fundamental: seriem iniciais. 1 ed. São Paulo, 2014. 

CENTURIÓN, Marilia Ramos. Porta aberta,4ºano: Ensino fundamental-Anos iniciais/Marilia Ramos Ceturión, Júlia La Scala Teixeira, Arnaldo Bento Rodrigues.1ed.-São Paulo,2014.


http://pedagogiaaopedaletra.com/o-ludico-no-auxilio-do-ensino-da-matematica-uma-proposta-possivel/

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