sábado, 10 de dezembro de 2016

DRA REGIANE Glashan - Estimulação de bebês - 0 a 12 meses - brinquedos -...


A brincadeira é o trabalho da criança.

Maria Montessori escreveu que “A brincadeira é o trabalho da criança”, e para Montessori, o trabalho da criança é o que havia de mais precioso no mundo. Por meio de um paralelo à importância dada ao trabalho do adulto, Montessori explica que o da criança é muito mais importante, pois que se o adulto, por seu trabalho, constrói produtos, a criança constrói a própria vida, e a fundação do futuro da espécie humana e da civilização.Pela brincadeira, a criança entra em contato com a cultura em que está inserida, recria e produz cultura. Brincando, ela tem a possibilidade de um desenvolvimento mais integral: corpo, mente, emoções, relações sociais. Ela aprende a resolver problemas, raciocinar, desenvolve a criatividade, a memória, a capacidade de concentração, a flexibilidade. Mas brincar é algo a ser apreendido também: jogar conforme as regras; negociar os papéis que serão assumidos; empilhar blocos de madeira e fazer com que se equilibrem; ajustar e transformar o espaço para determinada brincadeira; criar estratégias corporais; controlar-se emocionalmente para aguardar a sua vez. Quanto mais se brinca, melhor se brinca. 
A escola infantil é, portanto, em nossa compreensão um lugar de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família. Um espaço e um tempo em que sejam integrados o desenvolvimento da criança, seu mundo de vida, sua subjetividade, com os contextos sociais e culturais que a envolvem através das inúmeras experiências que esta deve ter a oportunidade e estimulo de vivenciar nesse espaço de sua formação.
cada vez que ligamos a televisão e colocamos em frente nossa criança, e ela vidra os olhos na tela, e não os desgruda até que a TV seja desligada, estamos infringindo a Declaração Universal dos Direitos da Criança, pois que, se não estivesse em frente à TV, estaria brincando – foi isso que se fez por mais de 3.900 anos de civilização, e é graças a isso que chegamos ao ponto que chegamos, é graças a isso que o ser humano existe hoje: graças ao fato de a criança, quando pequena, brincar. 
Quando a equipe escolar reconhece a necessidade da brincadeira e das diferentes linguagens, ela redimensiona os seus tempos, espaços e materiais com a intenção de colher e fazer avançar as aprendizagens observadas nas brincadeiras. Ela pode, por exemplo, considerar os temas e enredos levantados pelas crianças nas brincadeiras ao ensinar os conhecimentos que serão sistematizados.



retirado de:
https://larmontessori.com/category/brinquedos-e-brincadeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário