A brincadeira é o trabalho da criança.
Maria Montessori escreveu que “A brincadeira é o trabalho da criança”, e
para Montessori, o trabalho da criança é o que havia de mais precioso
no mundo. Por meio de um paralelo à importância dada ao trabalho do
adulto, Montessori explica que o da criança é muito mais importante,
pois que se o adulto, por seu trabalho, constrói produtos, a criança
constrói a própria vida, e a fundação do futuro da espécie humana e da
civilização.Pela brincadeira, a criança entra em contato com a cultura
em que está inserida, recria e produz cultura. Brincando, ela tem a
possibilidade de um desenvolvimento mais integral: corpo, mente,
emoções, relações sociais. Ela aprende a resolver problemas, raciocinar,
desenvolve a criatividade, a memória, a capacidade de concentração, a
flexibilidade. Mas brincar é algo a ser apreendido também: jogar
conforme as regras; negociar os papéis que serão assumidos; empilhar
blocos de madeira e fazer com que se equilibrem; ajustar e transformar o
espaço para determinada brincadeira; criar estratégias corporais;
controlar-se emocionalmente para aguardar a sua vez. Quanto mais se
brinca, melhor se brinca.
A escola infantil é, portanto, em nossa compreensão um lugar de
descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais,
sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes
distintos dos da família. Um espaço e um tempo em que sejam integrados o
desenvolvimento da criança, seu mundo de vida, sua subjetividade, com
os contextos sociais e culturais que a envolvem através das inúmeras
experiências que esta deve ter a oportunidade e estimulo de vivenciar
nesse espaço de sua formação.
cada vez que ligamos a televisão e colocamos em frente nossa criança, e
ela vidra os olhos na tela, e não os desgruda até que a TV seja
desligada, estamos infringindo a Declaração Universal dos Direitos da
Criança, pois que, se não estivesse em frente à TV, estaria brincando –
foi isso que se fez por mais de 3.900 anos de civilização, e é graças a
isso que chegamos ao ponto que chegamos, é graças a isso que o ser
humano existe hoje: graças ao fato de a criança, quando pequena,
brincar.
Quando a equipe escolar reconhece a necessidade da brincadeira e das
diferentes linguagens, ela redimensiona os seus tempos, espaços e
materiais com a intenção de colher e fazer avançar as aprendizagens
observadas nas brincadeiras. Ela pode, por exemplo, considerar os temas e
enredos levantados pelas crianças nas brincadeiras ao ensinar os
conhecimentos que serão sistematizados.
retirado de:
https://larmontessori.com/category/brinquedos-e-brincadeiras/
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