terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PROJETO FOLCLORE BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA 0001

         

               brincadeiras e cantiga de rodas infantis.
              
As cantigas de roda são músicas populares, passadas de geração em geração, que costumam ser curtas, simples de serem memorizadas e com personagens animais humanizados. Elas são feitas para serem gravadas por crianças e cantadas em brincadeiras de roda ou até mesmo com alguma coreografia simples.

Segundo Faustini (1996), a presença da música na vida do homem não só é antiga, mas constante e global, desempenhando uma parte importante na evolução das grandes civilizações da Antiguidade. Provavelmente, não existe nenhuma outra atividade cultural humana como a música que seja tão penetrante e que alcance o controle perante ao comportamento humano, podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo a presença da música, pois a criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música e se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. E fazendo música a criança, metaforicamente, transforma-se em sons num permanente exercício. E por ser receptiva e curiosa, a criança pesquisa matérias sonoras, descobre instrumentos, inventa e imita motivos melódicos e étnicos e ouve com prazer a música de todos os povos.

Os benefícios são inúmeros, porém, o maior deles é ter o privilégio de curtir um momento de aprendizado e diversão com os pequenos, longe de instrumentos tecnológicos. São essas experiências que vão marcar a memória das crianças com lembranças felizes de muito carinho.rincar é também um grande canal para o aprendizado, senão o único canal para verdadeiros processos cognitivos. Para aprender precisamos adquirir certo distanciamento de nós mesmos, e é isso o que a criança pratica desde as primeiras brincadeiras [...] através do filtro do distanciamento podem surgir novas maneiras de pensar e de aprender sobre o mundo. Ao brincar, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita, está no seu momento de aprender; isso pode não ter a ver com o que o pai, o professor ou o fabricante de brinquedos propõem que ela aprenda. (MACHADO 2003, p.37). A diversidade cultural é outro aspecto desenvolvido durante essas atividades, pois estão ligadas ao folclore infantil de várias culturas, além de gerar um espaço para a construção dos próprios elementos da linguagem musical.

As brincadeiras infantis têm papel fundamental no desenvolvimento da criança. Sabemos que o brincar é um ato natural da criança. Através das brincadeiras, a criança modifica seu mundo, imaginando, criando e atribuindo significados diversos a ações e objetos; se desenvolvem física, intelectual, afetiva e socialmente; é através delas que a criança amplia seu mundo, ressignifica, forma novos conceitos e constrói o seu próprio conhecimento.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário