quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A criança precisa ter RAÍZES e ASAS para se desenvolver.



                       

                   
A escola como objeto de desejo.

Quando pensamos na escola, qualquer que seja a instituição de ensino e de qualquer nível, com sua clientela e com suas normas, nos vem à mente o conceito de utilitarismo. O termo constitui uma teoria ética para responder a todas as questões acerca do que fazer, do que administrar e de como viver em termos de maximização da utilidade e da felicidade. Essa corrente de pensamento também era conhecida pela idealização do panoptismo, que corresponde a observação total, a tomada integral por parte do Poder disciplinador da vida de um indivíduo.
 Em 1789 Jeremy Benthan seguidor da filosofia utilitarismo, escrever um livro desmistificando este conceito. Na obra, eles explicavam que o panóptico foi pensado como um projeto de prisão modelo para reforma dos detentos. O objetivo deste regime era deixar os prisioneiros a sós com sua culpa para que contemplasse seu futuro. Mas por vontade expressa do autor, foi também um plano exemplo para todas as instituições educacionais de assistência e de trabalho, visando despertar reflexão e a auto avaliação dos seres humanos. Uma solução Econômica para os problemas do encarceramento e o esboço de uma sociedade racional. A fórmula de disciplina, proposta pelo panóptico pressupõe que os indivíduos refletiriam sobre os seus atos, valores e consequências.
Não é fácil.

Educar para a disciplina pessoal é um dos grandes desafios de educadores e gestores.
 Hoje, as pessoas alunos gozam de tão ampla Liberdade suportada por umas e por um extenso entendimento de direitos que estabelece limite justamente com os estudantes, se torna uma tarefa árdua e muitas vezes impostas sem diálogo. E dentro deste modelo de disciplina não se aprende a ser cidadão, aprende-se apenas a cobrar, sem refletir sobre o processo.



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