segunda-feira, 21 de novembro de 2016

 os três porquinhos.
                                             

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ANO: 1º                
FAIXA ETÁRIA: 6 ano
CONTEÚDO
                                                              Tipos de casas


OBJETIVO GERAL:
  Compreender de forma lúdica, a importância da casa na vida do ser humano, respeitando os costumes e a cultura de cada grupo social.
OBJETIVOS:
Ø  Identificar os tipos de moradia e suas características.
Ø  Conhecer os diversos tipos de materiais usados para construção de casas.
Ø  Oportunizar momentos de interação por meio da história “Os três porquinhos”.
Ø  Trabalhar localização.

METODOLOGIA.
 Acolhida das crianças, após iniciar aula, e em roda contar por meio de uma dramatização, a história dos três porquinhos. Em seguida Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação ao conteúdo, “Tipos de casas” identificando o que eles já sabem a respeito.   
   Relacionar as casas dos personagens da história com o conteúdo, e com a ajuda das crianças faremos uma releitura oralmente, para que as mesma percebam e identifiquem as característica de cada moradia.   
Ø  Como eram as casas dos porquinhos, grande, pequena?
Ø  De que eram feitas (Materiais que foram usados em suas construções)?
Ø  Qual a casa mais resistente na história?
Ø  Como é a sua casa?
   Realizaremos uma dinâmica como atividade, para que por meio da ludicidade a criança compreenda melhor o conteúdo.


DINÂMICA “COBRA CEGA’’
OBJETIVOS:
·         Despertar os sentidos, audição, visão, tato e olfato.
·         Estimular a concentração, a atenção
·         Promover a socialização.
·         Tornar ativo em um ambiente segure que te encoraje. Desenvolvimento:Como os olhos vendados uma criança é girada e em seguida, os colegas e professoras irão orientá-la para que a mesma chegue com segurança a uma das casinhas que estarão nos cantos das salas. Após encontrar a casinha, a criança terá que sentir e descobrir qual o material usado para a fabricação da mesma.

                                                            RECURSOS:
Livro de histórias, faixas de tnt, maquetes para reprodução da história “Os três porquinhos”.         
                                                  AVALIAÇÃO. 
Será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, levando em  consideração a participação, interesse e o desenvolvimento  dos alunos durante as atividades propostas.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Ø  Ética: Trabalhar o respeito, a tolerância.
Ø  Pluralidade cultural: Trabalhar as diferenças e as diversidades.
Ø  Educação: as diferentes formas de práticas educativas, saberes e costumes.
Ø  Meio Ambiente: Preservação, compreender a importância da FAUNA e da FLORA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário