os três porquinhos.
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ANO: 1º
FAIXA ETÁRIA: 6 ano
CONTEÚDO:
Tipos de casas
OBJETIVO
GERAL:
Compreender de forma lúdica, a importância da
casa na vida do ser humano, respeitando os costumes e a cultura de cada grupo
social.
OBJETIVOS:
Ø Identificar
os tipos de moradia e suas características.
Ø Conhecer
os diversos tipos de materiais usados para construção de casas.
Ø Oportunizar
momentos de interação por meio da história “Os três porquinhos”.
Ø Trabalhar
localização.
METODOLOGIA.
Acolhida das crianças, após iniciar aula, e em
roda contar por meio de uma dramatização, a história dos três porquinhos. Em
seguida Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação
ao conteúdo, “Tipos de casas” identificando o que eles já sabem a respeito.
Relacionar as casas dos personagens da
história com o conteúdo, e com a ajuda das crianças faremos uma releitura oralmente,
para que as mesma percebam e identifiquem as característica de cada moradia.
Ø Como
eram as casas dos porquinhos, grande, pequena?
Ø De que
eram feitas (Materiais que foram usados em suas construções)?
Ø Qual a
casa mais resistente na história?
Ø Como é
a sua casa?
Realizaremos uma dinâmica como atividade,
para que por meio da ludicidade a criança compreenda melhor o conteúdo.
DINÂMICA
“COBRA CEGA’’
OBJETIVOS:
·
Despertar os sentidos, audição, visão, tato e
olfato.
·
Estimular a concentração, a atenção
·
Promover a socialização.
·
Tornar
ativo em um ambiente segure que te encoraje. Desenvolvimento: Como
os olhos vendados uma criança é girada e em seguida, os colegas e professoras
irão orientá-la para que a mesma chegue com segurança a uma das casinhas que
estarão nos cantos das salas. Após encontrar a casinha, a criança terá que
sentir e descobrir qual o material usado para a fabricação da mesma.
RECURSOS:
Livro
de histórias, faixas de tnt, maquetes para reprodução da história “Os três
porquinhos”.
AVALIAÇÃO.
Será feita durante todo o processo de
ensino-aprendizagem, levando em
consideração a participação, interesse e o desenvolvimento dos alunos durante as atividades propostas.
TEMAS
TRANSVERSAIS:
Ø Ética:
Trabalhar o respeito, a tolerância.
Ø Pluralidade
cultural: Trabalhar as diferenças e as diversidades.
Ø Educação:
as diferentes formas de práticas educativas, saberes e costumes.
Ø Meio
Ambiente: Preservação, compreender a importância da FAUNA e da FLORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário