O ato de ler
Ninguém começa lendo a palavra, por que antes da palavra o que temos pra ler a nossa disposição e o mundo, a gente ler o mundo a medida em compreende e interpretar foi isso que homens e mulheres fizeram, milhares de anos depois inventaram a linguagem e séculos depois a escrita.
PAULO FREIRE.
INTERPRETAÇÃO DA LEITURA SILENCIOSA
As diferente formas de leitura e modo ou modelo que o adulto ler e observado e imitado pela criança.
Compreender de que maneira a criança interpreta tal atitude e como registra a ação de ler.
Mesmo que esta criança venha de um ambiente desfavorável ou pais analfabeto, ela vive mergulhada em um ambiente carregado da presença da escrita, ela observa isso no simples fato de sair a rua
Interpretação da leitura sem voz e com voz.
A leitura sem voz ou o folhear as paginas para a criança é apenas uma busca anterior a leitura, para ela a leitura deve ser em voz alta, pois ela precisa ouvir o que fala.
A leitura pra criança é a soma de :
folhear + olhar + voz
E neste momento ela já tem a compreensão da leitura.
IMPOSSIBILIDADE DE ANTECIPAR O CONTEÚDO DE UMA MENSAGEM EM FUNÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DO PORTADOR DE TEXTO.
Na leitura silenciosa a ausência da voz é o elemento que faltava para que a leitura se cumprisse sua presença agora passa a ser a indicação do ato de ler.
Para a criança ler esta ligado a fala.
INICIO DA CENTRALIZAÇÃO NO CONTEÚDO TEMÁTICO DO ENUNCIADO.
Essa ideia de correspondência entre desenho e texto deve aparecer no desenho.
Esta primeira forma de centralizar no enunciado é uma prova a mais quanto ao critério da criança quanto ao que esta escrito.
Possibilidade de antecipar os conteúdo segundo uma classificação dos distintos portadores.
Aquilo que se ler em um enunciado de jornal é aquilo que se encontra, já o livro de contos pode haver algumas surpresas no decorre do conto.
Usar o modelo do conto e reconto fazendo a encadeação dos fatos e desta forma ela aprende através do movimento que faz.
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