MÉTODO DE ENSINO
DECROLY .
. Decroly (1871-1932)
nasceu em Renaix, Bélgica. Nasceu em uma época em que a Bélgica vivia um grande
momento de inquietação política e educacional. Cursou medicina na Universidade
de Gand (Bélgica). Trabalhou em Berlim e em Paris com professores, para mais
tarde estabelecer-se definitivamente em Bruxelas, onde inicialmente trabalhou
como assistente numa policlínica. Nesta policlínica observou muito o
comportamento das crianças, seus problemas, suas agressividades e suas
atitudes. Afirma ainda que foi a partir destas observações e estudos que
Decroly realizou com crianças com problemas mentais, que o autor passou a
analisar e aplicar suas teorias à crianças portadoras de necessidades
especiais.
O princípio de globalização de
Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma
visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai
do caos à ordem. O modo mais adequado de aprender a ler, portanto, teria seu
início nas atividades de associação de significados, de discursos completos, e
não do conhecimento isolado de sílabas e letras. "Decroly lança a ideia do
caráter global da vida intelectual, o princípio de que um conhecimento evoca
outro e assim sucessivamente", diz Marisa del Cioppo Elias, professora da
Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Entre os pensadores da
educação que, na virada do século 19 para o 20, contestaram o modelo de escola
que existia até então e propuseram uma nova concepção de ensino, o belga Ovide
Decroly (1871-1932) foi provavelmente o mais combativo. Por ter sido, na infância,
um estudante indisciplinado, que não se adaptava ao autoritarismo da sala de
aula nem do próprio pai, Decroly dedicou-se apaixonadamente a experimentar uma
escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para
viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos
destinados a sua formação profissional.
Partindo da ideia da
globalização do ensino para romper com a rigidez dos programas escolares.
Decroly elaborou a ideia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de
idéias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas,
psicológicas e sociais do aluno. Para Decroly, existiriam 6 centros de
interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em
disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e
o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo
geográfico; f) a criança e o universo. Foram as pesquisas em psicologia
infantil de Decroly que levaram o educador à criação de um novo sistema de
ensino primário, cuja finalidade seria preparar a criança para a vida. Dessa
forma, concebeu a escola ideal, que deveria se situar num ambiente que tornasse
possível à criança observar, diariamente, os fenômenos da natureza e as
manifestações de todos os seres vivos.
Referencias
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ovide-decroly-307894.shtml
Obrigado pelo conteúdo, foi muito instrutivo.
ResponderExcluirgostei ajudou muito obrigado
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