sexta-feira, 9 de setembro de 2016






DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DESDE A CONCEPÇÃO.


GRAVIDEZ E A PRIMEIRA SEMANA APÓS A CONCEPÇÃO..


Os mamilos ficam sensíveis ou inchados; sono frequente; sangramentos leve ou cólicas; desejo por comidas; náuseas vômitos; vontade de urinar; leves dores de cabeça; variação do humor; fraqueza ; tontura e aumento da temperatura do corpo.

No primeiro mês, o bebê desenvolve mais rápido do que em outra fase da gestação.
Ao final do primeiro mês da gestação o feto mede pouco mais que 1 cm de comprimento.
O sangue flui em suas veias e artérias. Seu coração e minúsculo e bate cerca de 65 vezes por minuto.
Possui um esboço de cérebro, rins , fígado e trato digestivo.
No segundo mês, o feto, mede cerca que 2 cm e pesa aproximadamente 9 gramas.
A cabeça é metade do comprimento total do corpo. Os detalhes do rosto já estão nitidamente desenvolvidos.
Os braços tem mãos e dedos. As pernas já possui joelhos pés e dedo.
Há uma fina camada de pele. Os órgãos sexuais estão em desenvolvimento.
As batidas cardíacas são regulares e já há produção de suco gástrico.
Já no terceiro mês o feto tem cerca de 28 gramas e 7,5 cm.
Já tem unhas, pálpebras, cordas vocais, lábios e um nariz proeminente. Sua cabeça mede um terço do corpo, e testa alta.

Ele efetua uma variedade de movimentos de pernas, dedos, cabeça.
No 4º e 5º mês é normal o aumento de peso da mãe, diminui o enjoo, náuseas e tonturas. A grávida deve estar indo ao médico. Ao fazer o pré-natal evitar-se possíveis complicação como hipertensão, diabete gestacional e a mãe acompanha o desenvolvimento do bebê.


A gestante pode sentir cansaço e inchaço. Algumas começam a produzir o leite materno chamado nesta fase de colostro. A bexiga fica apertada e sua libido aumenta bastante.
Começa aumentar o peso do feto que deve estar com 170 grama e de 20 a 25 cm, a cabeça e ¼ do tamanho do corpo, a placenta está totalmente desenvolvida e os reflexos são mais frequentes, a mãe já sente os chutes do bebê, as glândulas sudoríparas e sebáceas funcionam normalmente. Um pêlo ralo e áspero começa a crescer, formando cabelo sobrancelhas e cílios. O sistema respiratório ainda não é bem formado. Um bebê que nasce neste período não consegui sobreviver fora do útero.
Aos 6° mês diminui o crescimento, o feto tem cerca de 35 cm e pesa 570 gramas. Seus olhos já estão abrindo e fechando normalmente.


Com 7 e 8 meses o feto tem cerca de 45 a 50 cm pesa entre 2,5 e 3 kg. Neste tamanho o espaço uterino fica muito pequeno e seus movimentos se torna mais visíveis e limitados.
Nono mês, o feto deixa de crescer , já com 3,5 kg e cerca de 50 centímetro, todos os órgãos funcionam. O cabelo já está mais cumprido. Sua pele deixa de ser vermelha e adquire uma cor rosada e macia. A frequência cardíaca aumenta e há maior quantidade de dejeto expelidos pelo cordão umbilical. Seus movimentos diminuem e dorme por mais tempo. Os meninos costuma nascem maiores que as meninas. Ao final da gestão o feto terá permanecido cerca de 266 dias no útero.
Na última semana da gestação a mulher sente dores no baixo ventre com uma sensação que ira menstruar. O corpo da mãe costuma inchar bastante, principalmente pés e mãos. Sentem muita vontade de urinar e algumas costumam ter enjoou.
O parto Cesário.

Parto Cesário só deve ser feito quando há risco de vida para mãe e filho.
Na cesariana e feito uma abertura na barriga da mãe por onde o bebê é retirado.
A recuperação é demorada, O bebê pode ainda não esta com o pulmão bem maduro e assim trazer complicação respiratórias nos primeiros dias de vida da criança.
No parto normal.
Já no parto normal a mãe tem a opção de fazer cócoras; Na água ou de forma convencional deitada em cama ou maca, mais todos acompanhas de um obstetra ou parteira.
Esta forma de parto é o mais recomendado pois há melhor recuperação e favorece a produção de leite; estreita os laços de mãe e filho e o útero volta ao normal logo.
Ao nascer ele recebe uma massagem corporal ao passar pelo canal da vagina, que diminui a sensibilidade do corpo do bebê ao ser manipulado pelo médico . Logo após o parto é colocado junto a mãe, acalmando assim os dois.
Na maternidade o bebê recebe o primeiro banho que deve ser, sem sabão, pois a gordura na pele do bebê, controlar a temperatura corporal fora do útero.
PRIMEIROS CUIDADOS.
Logo após o nascimento é levado para : banho; medir; pesar; limpar o
umbigo e colocado a pulseira de identificação no braço ou perna.
Após todos os procedimento é levado para junto da mãe.
A amamentação é feita cerca de 4 horas após o parto.
O bebê de parto Cesário, demora cerca de 6 horas para amamentar.
Na cabeça do bebê, percebe-se, abertura no crânio elas facilitam a passagem da criança pois a cabeça se torna de forma oval e assim facilita o nascimento.
O coto umbilical demora de 10 a 20 dias para cair, durante este período deve ser mantido sempre limpo com álcool 70% para evitar infecção.
Doenças que são comum no recém nascido .
Conjuntivite: que pode ser causada por reação química ou bactéria no parto.
Icterícia: aparece em mais de 60% dos bebês, principalmente os pré-maturo característica principal da doença, são os olhos e pele amarelados.

O uso de mamadeiras e chupetas devem ser evitado, pois criança
para sugar faz menos esforço que na amamentação normal e a ri crianças perde o interesse pelo peito, pois ira preferir o meio mais fácil e rápido de se alimentar. O leite materno é muito importante para o bebê é com ele que a criança adquire anticorpos para uma ótima saúde.
Nos primeiro dias de vida, são feito alguns exames que investiga
alguns problemas na saúde da criança.

Os exames feitos no recém nascido são:
Teste do pezinho: este exame é feito após 48 horas do nascimento, é tirado o sangue do calcanhar ou da veia, o bebê precisa ter amamentada pois o leite ajuda a evidencia algum problema. Neste exame observa-se há risco de: hipotireoidismo; anemia falciforme e fibrose cística.
Teste do orelhinha: este exame é rápido e não incomoda a criança, é colocado um fone na parte externa da orelha e emitido um gráfico pro computador, assim saberá se a criança tem alguma deficiência auditiva.
Teste do olhinho: previne doenças como: glaucoma; retino blastoma; traumatismo do parto e cegueira, estas complicações atingem cerca de 3 % dos bebê em todo mundo.
Gravidez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário