domingo, 25 de setembro de 2016

Quem foi Pestalozzi

                                                

                                       Pestalozzi                               

                      Teórico da educação por amor.

 Pestalozzi foi o maior educador da História, tendo exercido profunda influência na formação de grandes filósofos e educadores. Como teria sido isso possível? Parte da resposta parece estar na influência decisiva que um tio-avô exerceu sobre o menino Órfão de pai. Este tio era pastor protestante em uma pequena comunidade rural e Pestalozzi teve seu ideal de vida despertado ainda na infância, quando acompanhava este tio-avô em visitas aos pobres da comunidade. Decidido a acabar com as fontes da miséria em que via o povo se afundar, dedicou-se educação de Órfãos, investindo nesse projeto seus recursos e sua própria vida. Nas palavras de Giles, ele próprio viveu como mendigo para ensinar os mendigos a viver como homens (p. 189). Em sua luta contra as fontes da miséria, a questão pedagógica se tornou essencial. Apesar de abrigar e alimentar os Órfãos, seu trabalho não possuía um caráter apenas assistencialista. Pelo contrário, preocupava-se com a educação a tal ponto que afirmava ser imperativo a todo aquele que desejasse ser considerado mestre, investigar qual o melhor, e não apenas qual o eficiente método para garantir o crescimento e o desenvolvimento harmonioso do aluno. … perceptível aqui a preocupação de Pestalozzi com a busca pelas melhores estratégias de ensino em todas as áreas da vida do educando. Não bastava ter bons métodos de ensino da linguagem ou da matemática, era necessário investir tempo em pesquisa e avaliação dos melhores meios para ensinar o ser humano a tornar-se verdadeiramente humano. Seguidor do protestantismo e das ideias de Rousseau, seu pensamento tem como base a crença na manifestação da bondade do ser humano e na caridade praticada principalmente em favor dos pobres. Tornou-se adepto da educação em especial a pública, e seu entusiasmo influenciaram empresários construir creches para filhos dos operários.
Antecipando as concepções da Escola Nova, Pestalozzi pregou que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolverem habilidades naturais e inatas. Considerou que o ato de educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter infantil”. Seu projeto educativo tinha também, a “intuição” como fundamento básico para se atingir o conhecimento. Assim sendo, sua educação se fundamenta na percepção, no desenvolvimento dos sentidos da criança e o ensino deveria priorizar a utilização de objetos, não de palavras,importante ressaltar a importância de Pestalozzi para a história da Educação, sua proposta de uma pedagogia regida pelo amor e pela intuição causou grandes impactos no seu tempo, impactos esses que são lembrados até hoje.
Pestalozzi educava seus alunos como um pai educa um filho, pois segundo ele mesmo falava, a educação não deve ser uma mera transmissão de conhecimentos e sim uma relação de carinho entre todos os envolvidos. Para esse educador, uma criança não consegue sair do egoísmo se não for educado com afeto e bons exemplos. Ele defendia que a religião é fundamental para a educação moral, porém, essa religião seria aquela que orienta o indivíduo para a moralidade, para ter uma atitude de bondade para com o próximo, para a libertação daquilo que é considerado fora dos padrões da moralidade: maldade, egoísmo, preconceito, etc.
Entre tantos outros objetivos que Pestalozzi tinha em sua ação socioeducativa (digo isso pelo fato dele ter sido um dos grandes idealizadores da educação para todos, da educação gratuita que atendesse a pessoas pobres) era o interesse pelas crianças pobres, Pestalozzi tomou como seu principal objetivo, educar e amar essas crianças que eram abandonadas e sem condições de educação.
Houveram muitas contribuições de Pestalozzi para a educação infantil, entre elas está o direito à educação ( frequentar a escola) gratuitamente; a questão do afeto na sala de aula e do contato próximo entre o professor e o aluno; a questão do contato da criança com o concreto, não se prendendo apenas aquilo que é abstrato pois ele acreditava que a criança aprende quando tem contato com aquilo que o professor está tentando ensinar; a questão do estudo da religião não confessional, que é um instrumento muito eficaz no processo de formação da índole da criança; entre outras contribuições.
Afirmo que é imprescindível que todos os estudantes e pesquisadores da educação conheçam a história de Pestalozzi, sua vida e obra; sua concepção de ensino e seu amor pelas crianças, pois, sem esse conhecimento é provável que se forme uma grande lacuna no aprendizado que se teve durante todo o tempo de estudo.
Jhoan Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, Suíça, em 1746. Morreu com 81 anos, em 1827. Influenciou profundamente a educação concebendo-a como um processo de desenvolvimento harmonioso do ser humano, no plano físico, moral e intelectual.
Ninguém, mas do que ele acreditou no poder da educação para aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade. Com o seu poder influenciou reis e governantes a pensarem na educação do povo. Pois foi uru grande adepto da educação pública e é considerado ainda hoje, um dos pioneiros da pedagogia de intenção social, voltada para as pessoas humildes.
Pestalozzi tomou-se discípulo de Rousseau que foi um grande pensador que propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades da criança, mas não as colocou em prática, quem o fez foi Pestalozzi, que tentou desenvolver suas ideias elaborando uma teoria do ensino. Trabalhou até o fim de sua vida na educação de crianças pobres em instituições dirigirias por ele mesmo. Seu método pedagógico era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordo com a evolução do seu psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço despendido no processo de aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo, e dizia: "É preciso psicologizar a educação". 

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