Pestalozzi
Teórico da educação por amor.
Pestalozzi foi o maior educador da História,
tendo exercido profunda influência na formação de grandes filósofos e
educadores. Como teria sido isso possível? Parte da resposta parece estar na influência
decisiva que um tio-avô exerceu sobre o menino Órfão de pai. Este tio era
pastor protestante em uma pequena comunidade rural e Pestalozzi teve seu ideal
de vida despertado ainda na infância, quando acompanhava este tio-avô em visitas
aos pobres da comunidade. Decidido a acabar com as fontes da miséria em que via
o povo se afundar, dedicou-se educação de Órfãos, investindo nesse projeto seus
recursos e sua própria vida. Nas palavras de Giles, ele próprio viveu como
mendigo para ensinar os mendigos a viver como homens (p. 189). Em sua luta
contra as fontes da miséria, a questão pedagógica se tornou essencial. Apesar
de abrigar e alimentar os Órfãos, seu trabalho não possuía um caráter apenas
assistencialista. Pelo contrário, preocupava-se com a educação a tal ponto que
afirmava ser imperativo a todo aquele que desejasse ser considerado mestre,
investigar qual o melhor, e não apenas qual o eficiente método para garantir o
crescimento e o desenvolvimento harmonioso do aluno. … perceptível aqui a preocupação
de Pestalozzi com a busca pelas melhores estratégias de ensino em todas as áreas
da vida do educando. Não bastava ter bons métodos de ensino da linguagem ou da matemática,
era necessário investir tempo em pesquisa e avaliação dos melhores meios para
ensinar o ser humano a tornar-se verdadeiramente humano. Seguidor do
protestantismo e das ideias de Rousseau, seu pensamento tem como base a crença
na manifestação da bondade do ser humano e na caridade praticada principalmente
em favor dos pobres. Tornou-se adepto da educação em especial a pública, e seu
entusiasmo influenciaram empresários construir creches para filhos dos
operários.
Antecipando
as concepções da Escola Nova, Pestalozzi pregou que a função principal do
ensino é levar as crianças a desenvolverem habilidades naturais e inatas.
Considerou que o ato de educar “deveria ocorrer em um ambiente o mais natural
possível, num clima de disciplina estrita, mas amorosa, e pôr em ação o que a
criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter
infantil”. Seu projeto educativo tinha também, a “intuição” como fundamento
básico para se atingir o conhecimento. Assim sendo, sua educação se fundamenta
na percepção, no desenvolvimento dos sentidos da criança e o ensino deveria
priorizar a utilização de objetos, não de palavras,importante ressaltar a
importância de Pestalozzi para a história da Educação, sua proposta de uma
pedagogia regida pelo amor e pela intuição causou grandes impactos no seu
tempo, impactos esses que são lembrados até hoje.
Pestalozzi
educava seus alunos como um pai educa um filho, pois segundo ele mesmo falava,
a educação não deve ser uma mera transmissão de conhecimentos e sim uma relação
de carinho entre todos os envolvidos. Para esse educador, uma criança não
consegue sair do egoísmo se não for educado com afeto e bons exemplos. Ele
defendia que a religião é fundamental para a educação moral, porém, essa
religião seria aquela que orienta o indivíduo para a moralidade, para ter uma
atitude de bondade para com o próximo, para a libertação daquilo que é considerado
fora dos padrões da moralidade: maldade, egoísmo, preconceito, etc.
Entre
tantos outros objetivos que Pestalozzi tinha em sua ação socioeducativa (digo
isso pelo fato dele ter sido um dos grandes idealizadores da educação para
todos, da educação gratuita que atendesse a pessoas pobres) era o interesse
pelas crianças pobres, Pestalozzi tomou como seu principal objetivo, educar e
amar essas crianças que eram abandonadas e sem condições de educação.
Houveram
muitas contribuições de Pestalozzi para a educação infantil, entre elas está o
direito à educação ( frequentar a escola) gratuitamente; a questão do afeto na
sala de aula e do contato próximo entre o professor e o aluno; a questão do
contato da criança com o concreto, não se prendendo apenas aquilo que é
abstrato pois ele acreditava que a criança aprende quando tem contato com
aquilo que o professor está tentando ensinar; a questão do estudo da religião
não confessional, que é um instrumento muito eficaz no processo de formação da
índole da criança; entre outras contribuições.
Afirmo
que é imprescindível que todos os estudantes e pesquisadores da educação
conheçam a história de Pestalozzi, sua vida e obra; sua concepção de ensino e
seu amor pelas crianças, pois, sem esse conhecimento é provável que se forme
uma grande lacuna no aprendizado que se teve durante todo o tempo de estudo.
Jhoan
Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, Suíça, em 1746. Morreu com 81 anos, em
1827. Influenciou profundamente a educação concebendo-a como um processo de
desenvolvimento harmonioso do ser humano, no plano físico, moral e intelectual.
Ninguém,
mas do que ele acreditou no poder da educação para aperfeiçoar o indivíduo e a
sociedade. Com o seu poder influenciou reis e governantes a pensarem na
educação do povo. Pois foi uru grande adepto da educação pública e é
considerado ainda hoje, um dos pioneiros da pedagogia de intenção social,
voltada para as pessoas humildes.
Pestalozzi
tomou-se discípulo de Rousseau que foi um grande pensador que propôs uma
concepção nova de ensino, baseada nas necessidades da criança, mas não as
colocou em prática, quem o fez foi Pestalozzi, que tentou desenvolver suas ideias
elaborando uma teoria do ensino. Trabalhou até o fim de sua vida na educação de
crianças pobres em instituições dirigirias por ele mesmo. Seu método pedagógico
era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordo com a evolução do seu
psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço despendido no processo de
aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo, e dizia: "É
preciso psicologizar a educação".
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