IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Marcada desde a vida intrauterina.
O primeiro brinquedo da criança é o cordão umbilical da mãe, onde, a partir da
17ª semana, através de toques, apertos, puxões, o bebê começa a criar uma
relação dessa ordem.
A pré-escola precisa ser mais
do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante,
educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para
acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de
crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida. Nessa
perspectiva, o ato de brincar é parte integrante da vida do ser humano, e que
influenciará o desenvolvimento futuro dessa criança.
Na educação infantil esse
movimento estimula a capacidade de criação, abstração, fantasia, cognição, bem
como os aspectos emocionais e sociais na criança
O lúdico na educação infantil
tem sido uma das estratégias mais bem-sucedidas no que concerne à estimulação
do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Essa atividade é
significativa por que desenvolvem as capacidades de atenção, memória,
percepção, sensação e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem. Já
que a vida para a criança muitas vezes é desconcertante, há necessidade de a
criança entender esse mundo caótico, e o lúdico possibilita as crianças uma
elaboração de seus conflitos internos, organizando simbolicamente o mundo real.
O jogo para Freud apud Ferreira (2000), além de ser uma fonte de prazer,
promove uma economia na despesa psíquica, além de fazer um investimento
emocional altíssimo, já que leva à sério o mundo da fantasia. “ A criança
brinca não porque não sabe falar, como querem alguns teóricos, mas “porque
deseja”. O brincar da criança é determinado por desejos” ( Freud, 1976 [1908],
p. 151 apud Ferreira 2000). Assim como nos sonhos, a criança realiza suas
fantasias por meio das brincadeiras. O lúdico é importante na educação infantil
pois é através dele que a criança vem a desenvolver habilidades para a
aprendizagem se efetivar.
A educação lúdica sempre
esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande
importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na
sociedade.
Os jogos e brinquedos sempre
estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a
visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes
estratégias em torno da pratica no cotidiano.
Para que o lúdico contribua na
construção do conhecimento faz-se necessário que o educador direcione toda a
atividade e estabeleça os objetivos fazendo com que a brincadeira
tenha um caráter pedagógico e não uma mera brincadeira, promovendo, assim,
interação social e o desenvolvimento de habilidades intelectivas.
A ludicidade é uma necessidade
do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O
desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento
pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um
estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação,
expressão e construção do conhecimento. O profissional envolvido com jogos e
brincadeiras no ambiente escolar.
Devemos levar em conta o
brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança,
sendo assim, uma peça importantíssima na sua formação. Se assim for visto pelos
educadores torna-se muito mais fácil levar a brincadeira e os jogos para a sala
de aula, não deixando apenas para os momentos da educação física e o recreio.
Por meio dos jogos e das
brincadeiras o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua
conduta no processo ensino-aprendizagem e sua autoestima, porém, o educador
deve ter cuidado de como são colocados os jogos em seus fins pedagógicos, para
que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora. Se isso ocorrer o
jogo deixará de ser jogo, pois não será caracterizado com liberdade e
espontaneidade.
Volpato (2002) coloca que o
jogo deve ser visto como “possibilidade de ser mediador de aprendizagens e
propulsor de desenvolvimento no ensino formal. ”
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