É brincando que a criança aprende a brincar e a interagir …
Na educação infantil, o brincar não tem, ainda, sua importância devidamente reconhecida, pois culturalmente a sociedade a considera como uma ação desprovida de significados e que somente na educação fundamental é onde de fato as crianças vão aprender e desenvolver suas habilidades, separando o lúdico da aprendizagem formal.
Os pesquisadores do brincar consideram que este mobiliza múltiplas aprendizagens, sendo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Na brincadeira, a criança cria outros mundos e se comporta além do habitual e cotidiano. A criança vivencia-se no brinquedo como se ela fosse maior do que é na realidade. (VYGOSTKY, 1987, p.117)
Maluf (2003, p.21) afirma que: “Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos e estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente.”
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